IPTU e ITBI Online


Controle e emissão dos impostos e taxas

Descrição
IPTU - IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO, TAXAS E CONSTRUÇÃO DE MELHORIAS, DÍVIDA ATIVA, ITBI E INTERNET

   O sistema de ITPU envolve o controle e emissão dos impostos, taxas, contribuição de melhoria, ITBI e dívida ativa, fazenda ainda interface com a dívida ativa do sistema de ISS e Saneamento (Água e Esgoto), possibilitando saber de imediato a posição dos contribuintes em débito para com a municipalidade.

   Este módulo visa administrar o cadastro imobiliário, permitindo controlar os lançamentos e a arrecadação de todo município por região, zona, bairro chegando até mesmo em nível de logradouro, com a emissão dos avisos - recibos, carnês e guias, inclusive com código de barras padrão FEBRABAN ou ficha de compensação, controle e arrecadação, emissão de certidões de valor venal e negativa.

   Todas as baixas realizadas no sistema são classificadas contabilmente e enviadas, automaticamente, para a Tesouraria, ou quando recebidas através desta são automaticamente baixadas e contabilizadas.

   A dívida ativa é inscrita de forma automática na virada de exercício, facilitando para a municipalidade uma cobrança futura através de cobrança amigável e ou judicial. Neste caso o sistema também emite às certidões, petições judiciais, e mandados, proporcionando o envio de dados para execução fiscal via PRODESP, inclusive o seu acompanhamento.

   Os parcelamentos de dívida ativa são totalmente controlados pelo sistema, seja administrativo ou mesmo judicial, quitando automaticamente o lançamento no final do parcelamento ou permitindo a cobrança do saldo remanescente.

 

Possui Módulo Web
   Onde o contribuinte tem a facilidade de consultar a situação do seu imóvel pela internet através do site da Prefeitura, a qual emite certidões de débito negativas ou positivas dependendo da situação do contribuinte quanto à inadimplência, segundas vias de carnês de IPTU e de recolhimentos de contribuições de melhorias e ITBI.

 

 

Gerenciamento de Obra
   Após a entrada de pedido de alvará para construção, controla toda a arrecadação de ISS durante o período de construção, só permitindo a emissão do habite-se se não houver débitos pendentes oriundos da construção. Todo o controle de fiscalização da obra é gerenciado por este módulo, não permitindo evasão de arrecadação, inclusive com a inscrição em dívida ativa dos valores apurados e não pagos.